Doação de sangue é demanda urgente em Palmas (TO); curta ajudar!



Com pandemia da Covid-19, os estoques do banco de sangue tocantinense caíram 30%. Por isso, vale reforçar: curta ajudar!

De 1º de março de 2019 a 04 de junho de 2019 houve um total de 9.027 candidatos a doação e no mesmo período de 2020 compareceram apenas 6.515 candidatos, evidenciando uma queda de 30% no banco de sangue do estado. 

“Pode ser qualquer um de nós a precisar de sangue, em qualquer momento da vida, é muito importante a sociedade ajudar a manter os estoques abastecidos”, ressalta a gerente técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, Eveline Ávila.

Ela ainda comenta sobre os cuidados adotados no local para segurança da saúde público devido o cenário de propagação mundial do coronavírus. "Redobramos os cuidados com a higienização, adequamos a recepção com distanciamento adequado entre as cadeiras e nossa equipe de captação está realizando convocações através de agendamentos por horário para os doadores. Isso, a fim de evitar aglomerações além de também atendermos a demanda espontânea, onde os doadores ligam e agendam sua doação, escolhendo o melhor dia, horário e local para efetuá-la”, completa.

Nessa mesma motivação os soldados do 22º Batalhão fizeram doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A ação foi seguida pela PM que iniciou sua participação da ação nos centros de coleta do Hemocentro. “A PM têm em seu quadro vários policiais militares que já são doadores regulares e a intenção é expandir o número de doadores para que possamos auxiliar ainda mais a sociedade a se recuperar em situações como essa”, disse o chefe da assessoria de comunicação da PMTO, Major Cleiber Levy.

Outra iniciativa chamou à atenção, sobretudo dos profissionais da área da saúde e Biologia. Com apoio da Hemoto, o Conselho Regional de Biologia que abrange Goiás, Tocantins e Distrito Federal (CRBio-04) e a Associação dos Biólogos do Tocantins (ATOBio).

“Desde maio, essa campanha é justamente para fazer a captação de doadores junto aos profissionais de Biologia, assim como a comunidade em geral”, comenta Adriane Feitosa Valadares, vice-presidente da Atobio (Associação Tocantinense dos Biólogos).

Com exemplos destes variados voluntários, estendemos o convite a você! E as condições para doações são as seguintes:

Como doar?

Quatro pessoas! Em cada coleta, é retirado um volume de 450 ml de sangue, que é suficiente para ajudar até quatro necessitados. 

Mas não há com o que se preocupar, o volume de sangue doado é facilmente recuperado pelo organismo.

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, além de ter alimentação saudável e estar em bom estado de saúde. Tudo muito simples e sem burocracia: para ser doador basta comparecer à unidade coletora com documento oficial com foto.

Vale lembrar que homens podem fazer até quatro doações anuais com prazo de dois meses, já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses.

 Se é por uma Orla saudável e de bem-estar que lutamos, é de bom tom exercer a solidariedade nesse momento em prol de todos.

Para mais informações e retirada de dúvidas sobre o processo de doação de sangue, basta contactar o hemocentro local.

Hemocentro de Palmas – TO

Telefone: (63) 3218-3294/3232

Endereço: 301 norte, conjunto 02, LT 01 CEP: 77001-214 - Palmas – TO

Horário de atendimento: 07h às 18h

Mais informações: https://saude.to.gov.br/atencao-a-saude/hemorrede/rede-de-hemocentros/

Quer continuar acompanhando notícias da Orla de Palmas? É só não deixar de se inscrever na Newsletter do projeto Eu Curto a Orla e nos acompanhar em nossas redes sociais.

O projeto Eu Curto a Orla é uma ação patrocinada pela Fama Empreendimentos Imobiliários, Bar e Restaurante Dona Maria Beach, Imobiliária casa63 e Equipe Gustavo Borges de esportes.

Últimos posts

Guia da Orla 2019

Garanta o seu Guia da Orla 2019 para curtir suas férias em grande estilo

Não se preocupe. Nós não enviamos spam

WhatsApp Eu a Orla

Mande um no WhatsApp (63) 99104-5568 e saiba tudo o que rola na Orla

ENVIAR MENSAGEM

Não se preocupe. Nós não enviamos spam