Orla de Palmas recebe Feira das Manas


1ª Feira itinerante de economia criativa feminina em Palmas-TO

A Orla de Palmas se prepara para receber no próximo sábado (5) a partir das 17 horas no Bar e Restaurante Dona Maria Beach a Feira das Manas.

Com o slogan “Mulheres que apoiam mulheres”, a Feira das Manas surgiu através da persistência e determinação de cinco mulheres que se conheceram no Parque Cesamar em Palmas que viram e sentiram a necessidade de ter um espaço na cidade para que mulheres empreendedoras e artesãs pudessem mostrar o seu trabalho.

Mas, vamos voltar um pouco à história...

Como tudo começou?

No final de 2018, em um movimentado grupo de Facebook chamado “Indique uma Mana”, iniciou-se a ideia de realizar uma feira improvisada no Parque dos Povos Indígenas, com o objetivo de prestigiar o trabalho feminino da região, porém essa feira não deu certo.

Então, visto a necessidade de fazer esse projeto acontecer, essas mulheres se reuniram no Parque Cesamar para colocar suas ideias e objetivos no papel.

“A intenção da feira sempre foi a união de mulheres. Em um espaço acolhedor, alegre e organizado onde elas pudessem mostrar seu trabalho, como uma vitrine e também vender a pronta entrega”. É o que conta nossa entrevistada Ana Maria, uma das representantes do projeto.

Com muita determinação e vontade de fazer acontecer, após muitas conversas e reuniões, essas mulheres levaram o projeto à prefeitura para que pudessem conseguir a liberação das áreas em que gostariam de realizar as feiras, como a Praia da Graciosa, Praça do Bosque, Parque Cesamar e Taquaruçu.

Para a alegria das manas, em 2019 a prefeitura liberou a criação da feira na cidade, claro que com algumas regras de conduta, rateio de despesas e a participação de manas convocadas e registradas.

E foi assim que elas conseguiram tirar um projeto tão enriquecedor do papel e transformar a vida de muitas mulheres palmenses e realizar a primeira feira no dia 18 de janeiro de 2019 no Castelo dos Brinquedos.

O projeto ganhou visibilidade e muitas mulheres foram convidadas a se juntarem ao grupo e iniciarem o trabalho.

Como funcionam as feiras?

As feiras acontecem duas vezes por mês e são sempre muito culturais, contam com música ao vivo com cantores locais, apresentação de circo, exposições, feiras temáticas e participação de ONGs para arrecadação voluntária para suas instituições.

O diferencial da Feira das Manas é o espaço sempre bem arrumado, colorido, amistoso onde todos são bem-vindos, inclusive os “aumiguinhos” pets. 

“O ponto alto é a diversidade de produtos, com excelente qualidade, todos produzidos pelas manas. O protagonismo feminino é total. A geração de renda é feita através de uma forma simples, tendo como base a economia criativa”, é o que diz Ana Maria.

As feiras tomaram conta das ruas de Palmas durante todo o ano passado, porém com a mudança atual que o país sofreu por conta da Covid-19, as feiras tiveram que ser suspensas.

Mas, se você pensa que as manas ficaram paradas, está muito enganado! Elas se reinventaram e passaram a realizar suas reuniões e vendas de forma totalmente online. E te convidamos a conhecer o Facebook e o Instagram da Feira das Manas.

O grupo de mulheres se tornou muito mais do que uma organização de eventos culturais, elas se tornaram verdadeiras amigas, onde uma pode contar com o apoio da outra em qualquer situação que estiverem passando. Isso reforça ainda mais “Mulheres que apoiam mulheres”, afinal é isso que elas estão fazendo, apoiando umas as outras.

Conheça as Manas

- @guloseimasdatiana

- @sacspitta 

- @tocadopaninho 

- @artevidapalmas 

- @terramacramepalmas

- @luluzinharodrigues1425

- @deliciasdasupmw

- @mimosdagi.atelie

- @artesanatos _cmj

- @aflor_atelie

- @pirulitosdocesabor

- @soniabritobordado

- @wildpequi

- @sebodavovo

A Feira das Manas é um projeto movido pelo amor, criatividade, empreendedorismo, voluntariado e sororidade.

Então não perca, é no próximo sábado dia 05 de dezembro a partir das 17 horas no Bar e Restaurante Dona Maria Beach. E claro, com todos os cuidados e medidas de proteção contra o coronavírus.

O evento conta com o apoio do projeto Eu Curto a Orla, uma ação patrocinada pela Fama Empreendimentos Imobiliários, Bar e Restaurante Dona Maria Beach, Imobiliária casa63 e Equipe Gustavo Borges de esportes.

Últimos posts

Guia da Orla 2019

Garanta o seu Guia da Orla 2019 para curtir suas férias em grande estilo

Não se preocupe. Nós não enviamos spam

WhatsApp Eu a Orla

Mande um no WhatsApp (63) 99104-5568 e saiba tudo o que rola na Orla

ENVIAR MENSAGEM

Não se preocupe. Nós não enviamos spam