Os nomes das praias de Palmas: significados e legado



As mais famosas praias palmenses apresentam nomes curiosos e você descobre neste post quais os seus sentidos históricos no artigo do Eu Curto a Orla. 


Formação das praias

Águas doces banham as praias da Orla de Palmas. Isto porque o famoso Lago de Palmas se formou com a construção da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães no estado. 

Sabe qual a importância do Lago para a região? Confere neste vídeo aqui.


Praia do Prata

"O nome da Praia do Prata é em homenagem ao Córrego Pratinha, onde havia um balneário, com músicas ao vivo nos finais semana. Um local de diversão muito frequentado pelos palmenses", relembra Luiz Pires, jornalista e morador na capital desde a criação do estado do Tocantins. 


Praia do Cajú

"Já o nome Praia do Cajú se deve a vários cajueiros existentes à direita de quem chega a referida praia. O local era muito usado por pescadores amadores ou simplesmente por pessoas que iam acampar nos finais de semana no local. Os cajueiros serviam e ainda servem de sombra ao sol na praia", comenta Luiz.


Praia da Graciosa

"A Praia da Graciosa, que tanto alegrou os palmenses nos primeiros anos da capital do Tocantins fazia do território do aldeamento indígena Xerente, criado pelo coronel Cunha Matos  em 1824". 

O historiador complementa que, Cunha Matos, batizou este aldeamento de Graciosa, em homenagem a sua filha. Após isto, oficialmente, consideraram o termo prévio e nomenclatura permaneceu.


Desde então a Praia da Graciosa, palco de um dos mais belos pôr do Sol da Orla, segue reunindo amigos e familiares em momentos descontraídos. Você vê imagens exclusivas da história deste cartão postal era curtido em 1995 no vídeo abaixo. 



Você sabia que a Orla de Palmas conta com uma trilha sinalizada para Trekking e Mountain Bike? O percurso une as quatro principais praias da nossa cidade [Graciosa, Cajú, Prata] e você pode conferir mais detalhes da Rota das Praias bem aqui. 


Quer continuar acompanhando notícias da Orla de Palmas? É só não deixar de se inscrever na Newsletter do projeto Eu Curto a Orla e nos acompanhar em nossas redes sociais.


O projeto Eu Curto a Orla é uma ação patrocinada pela Fama Empreendimentos Imobiliários, Bar e Restaurante Dona Maria Beach, Imobiliária casa63 e Equipe Gustavo Borges de esportes.


Últimos posts

Guia da Orla 2019

Garanta o seu Guia da Orla 2019 para curtir suas férias em grande estilo

Não se preocupe. Nós não enviamos spam

WhatsApp Eu a Orla

Mande um no WhatsApp (63) 99104-5568 e saiba tudo o que rola na Orla

ENVIAR MENSAGEM

Não se preocupe. Nós não enviamos spam