Superação: do Lago de Palmas à Confederação Brasileira de Canoagem, atleta tocantinense conta sua história


17 anos e 24 medalhas: o novo convocado da Confederação Brasileira de Canoagem, sediada em SP, é Caio Vieira – um tocantinense nato, de talento e história impactante. Saiba como a Orla de Palmas fez e ainda faz parte de sua nova trajetória.

Tudo começou com o simples convite de Leonai em 2014, irmão do Caio, que na época era atleta profissional de base na Associação de Canoagem de Porto Nacional, no Tocantins. A esta altura, Caio tinha apenas 13 anos, mas encontrou no esporte uma forma de diversão e, como conta, também desafio. 

“Foi difícil me acostumar e eu me desequilibrava”, relembrou divertidamente ele.

Porém, como toda boa história de superação, hoje, ao ser questionado sobre provas mais desafiadoras ou memórias que tenham lhe gerado medo, Caio levanta a bandeira da coragem jus a nova etapa do seu futuro.

Do período de fome à convocação da Confederação

O garoto que agora está entre os três melhores canoístas do país e participava do grupo Remando para a Cidadania/Associação de Canoagem de Porto Nacional , chegou a receber auxílio governamental do Bolsa Atleta e já passou por graves dificuldades financeiras em seu lar.

Em entrevista ao Eu Curto a Orla, Caio conta que em determinada fase de sua vida ainda encontrava dificuldades em conciliar a canoagem com os estudos, culminando até em uma tentativa de desistir de vez dos esportes a procura de emprego.

Mas o filho de motorista e empregada doméstica não abandonou seus sonhos mesmo diante destas barreiras e, com 16 anos, foi contemplado com o patrocínio oficial do Bar e Restaurante Dona Maria Beach além do apoio de diversas corporações privadas após a repercussão de sua história em rede nacional. 

Inclusive, a sua relação com seus novos patrocinadores, não só começou e está vinculada com a Orla de Palmas, como também ficou marcada justamente com a matéria do Esporte Espetacular, da rede Globo, gravado no local. 

“Lá é bom para treinar e até para pedalar”, ainda ressaltou Caio Vieira.


Agora treinando intensamente – mais de 4 horas diárias de segunda a sábado, Caio já tem data marcada para sua mudança para Atibaia (SP) e a sua apresentação à Confederação: 3 de fevereiro. 

Tanto que o domingo do dia 26 de janeiro já foi marcado pela despedida do atleta com a mesma equipe que o acolheu há alguns anos atrás. 

Em família e entre os colegas de base, ele afirma que não só houve felicidade, mas uma inspiração. “Minha família ficou muito feliz quando soube. Foi difícil quando pensei que ficaria longe deles, (...) mas isto é o que mais gosto de fazer. Só me dedico à canoagem”, completou ele ao refletir que até a conciliação dos estudos devem tomar agora uma nova perspectiva.

O projeto Eu Curto a Orla – patrocinado pela Fama Empreendimentos Imobiliários, em parceria com o Bar e Restaurante Dona Maria Beach, deseja sorte e fica na torcida pelo dono de uma história tão marcante. 

Quer continuar acompanhando notícias da Orla de Palmas ou histórias como essa? É só não deixar de se inscrever na Newsletter do projeto Eu Curto a Orla e nos acompanhar em nossas redes sociais.


Últimos posts

Guia da Orla 2019

Garanta o seu Guia da Orla 2019 para curtir suas férias em grande estilo

Não se preocupe. Nós não enviamos spam

WhatsApp Eu a Orla

Mande um no WhatsApp (63) 99104-5568 e saiba tudo o que rola na Orla

ENVIAR MENSAGEM

Não se preocupe. Nós não enviamos spam