Tucunaré: PL aprovado na Câmara torna espécie símbolo e patrimônio natural de Palmas


Espécie concentrada principalmente no Lago de Palmas agora é catalogada como patrimônio da capital. A regulamentação ocorre no prazo de 90 dias pelo poder público municipal, conforme estabelecido pela lei, já em vigor.


“A pesca esportiva é legítima e importante para o cuidado com o lago. Preservar a natureza é utilizá-la com responsabilidade e para aproveitar melhor esse potencial, tenho defendido junto ao governo municipal a implantação de ações para fortalecer o setor”, explicou o vereador responsável pelo projeto de lei, Filipe Martins. 

Você sabia? 

O Tucunaré e um peixe de águas calmas, lagos, lagoas, rios e estuários da América do Sul.

Os estados do Nordeste e Norte são os que apresentam as maiores espécies, como a “pinima” e o “Açu”, ao passo que os do Centro-Oeste e Sudeste apresentam os conhecidos azul e amarelo.

O Tucunaré Azul mesmo é uma espécie nativa da Bacia Tocantins-Araguaia.

Pesca Esportiva: em busca da responsabilidade

O peixe, de fato, atrai pescadores. Isto devido à dificuldade de sua captura. Outro fator é a limitação da espécie, pois devido à poluição de rios específicos, os Tucunarés migram para determinada localidade e por lá mesmo ficam – tendenciosamente, estes são animais considerados “sedentários”, pois raramente migram com frequência. 

Assim, por serem peixes muito apreciados na pesca esportiva, as espécies de tucunarés vêm sendo, ao longo das últimas décadas, introduzidas em ambientes onde não pertenciam naturalmente.

Por isto, o projeto Eu Curto a Orla – patrocinado pela Fama Empreendimentos Imobiliários, recomenda: pelo bem-estar da fauna e flora – esta que envolve também a nós mesmos, seres humanos –, mantenha cautela ao procurar este serviço e pratique sempre uma pesca esportiva responsável! Então, atenção:

• Respeito ao período de defeso: é o período em que a pesca é proibida devido à reprodução dos peixes. Cada espécie possui um período de defeso específico.

• Emissão da licença de pesca amadora: a licença é obrigatória e é emitida pelo Ministério da Pesca e Agricultura.

• Busque pesqueiros, de preferência, regulamentados e com um trabalho sério/consolidado. 

• Segundo a Lei de Crimes Ambientais, a introdução de qualquer espécie animal no país, sem o parecer técnico oficial e parecer técnico expedido por autoridade competente, é considerada crime.

Fonte: Ascom Vereador Filipe Martins e https://pescaalternativa.com.br/pesca-esportiva-praticas-responsavel-na-pesca-esportiva/

Últimos posts

Guia da Orla 2019

Garanta o seu Guia da Orla 2019 para curtir suas férias em grande estilo

Não se preocupe. Nós não enviamos spam

WhatsApp Eu a Orla

Mande um no WhatsApp (63) 99104-5568 e saiba tudo o que rola na Orla

ENVIAR MENSAGEM

Não se preocupe. Nós não enviamos spam