Bikes para iniciantes


Por aí dizem que, uma vez que se aprende a andar de bicicleta, não se esquece mais. Acreditando ou não nessa afirmação, se você é iniciante, vem aprender de uma vez como pedalar com a gente!

Escolha uma bike para iniciante

Definir o seu objetivo com a bike é essencial! A ideia inicial é compreender se preferirá ciclovias, avenidas ou trilhas, por exemplo. E o essencial de tudo é escolher por algo que seja confortável e seu adeque ao seu biotipo.

Em todavia vale consultar aquele seu amigo ciclista e lojas especializadas! 

Use roupas e equipamentos

Comece pelo capacete. Busque por um modelo com boa ventilação, fácil travamento e material de qualidade. 

Depois um óculos calha muito bem para te proteger dos raios solares e da poeira enquanto estiver em cima da bike. E, claro, as luvas que evitarão indesejáveis bolhas ou calos com a pressão contra o guidão.

Referente à roupa, vale optar por blusas e bermudas adequadas sempre que possível, elas vão garantir conforto térmico e ventilação adequada.

De atenção à alimentação e hidratação

Em qualquer esporte uma alimentação adequada é mais do que recomendada para aumentar a performance. De forma geral, quem pedala deve privilegiar uma alimentação rica em carboidratos, em função do alto consumo calórico exigido pela atividade.

No entanto, evite ingerir alimentos muito pesados e de difícil digestão antes da prática, como frituras, doces e carnes. O ideal, nesse momento, é o consumo de comidas leves e com baixo teor glicêmico, como biscoito integral, frutas e sucos. Durante a pedalada, opte pelos suplementos específicos como gel de carboidratos, por exemplo. Ao final, invista em combinações entre proteína e carboidrato, como pão e carne – de preferência na ordem integral e frango –, além de castanhas, nozes e similares.

A hidratação é tão ou mais importante quanto a alimentação. A principal dica nesse sentido é não esperar para beber água apenas quando sentir sede. Quando isso acontece, seu organismo já está dando sinais de desidratação.

Respeite seus limites

Comece aos poucos. Quilometragens maiores e ritmo fortes vem com o tempo. Isso é possível só com treino e experiência, além do que, uma bike para iniciantes nem sempre é adequada para pedaladas fortes.

Faça alongamentos antes e depois do treino

Nesse meio tempo, não descuide de bons hábitos. Essa dica vale ouro e é ignorada por muitos ciclistas. O alongamento, além de colocar seu corpo para movimentar antes do treino, vai aquecer seus músculos e prepará-los para a carga da pedalada.

Busque conhecer o terreno e técnicas para evitar acidentes

Vá com calma, para justamente conhecer e entender a superfície, que pode ter pedras, cascalho, barro ou mesmo asfalto cheio de buracos. 

Também é bom saber alguma técnica básica de ciclismo, para se dar bem em determinadas situações. 

Uma tática que é usada muito desde quem está no nível de bike para iniciantes, é subir calçadas e lugares que exigem essa levantada. Para isso, você deve, na hora em que chegar perto do local para subir, puxar o guidão para cima e fazer o mesmo movimento com o corpo.

Já para não bater com a roda traseira e ter o risco de furar o pneu ou entortar o aro, faça um movimento de puxar a bicicleta para cima, com a ajuda dos pés nos pedais.

Ajuste o Selim na altura certa

Um erro comum na bike para iniciantes é usar o selim baixo, por medo de não conseguir apoiar os pés no chão, quando parar com a bike em algum lugar.

O selim deve ficar em uma altura que permita que as suas pernas se estiquem no movimento de pedalar, por vários motivos. O primeiro é deixar você em uma posição confortável; o segundo é dar mais força de pedal; e o terceiro é evitar lesões.

Para ajustar a altura do selim, fique ao lado dele, com a bicicleta parada e reta — peça para alguém segurá-la para você. Então, levante o selim até ele chegar a uma altura próxima da sua cintura.

Depois, suba na bike — apoiado na parede — e veja se as suas pernas se esticam, quando pedalar para trás. Elas não devem ficar totalmente esticadas, mas sim, precisam ter uma leve folga para relaxar os seus joelhos.

Segurança

Pelo ar, as vezes paira aquele receio em pedalar. Nos noticiários e o trânsito no dia a dia desperta alertas sobre a segurança dos ciclistas.

Por isso preparamos dois conteúdos muito especiais no que se refere a segurança dos ciclistas, com dicas práticas a serem postas em ação. Confira aqui e por aqui também

Com as dicas acima espero que você dê ótimas pedaladas pelas áreas de Palmas!

O Eu Curto a Orla é um projeto patrocinado pela Fama Empreendimentos Imobiliários e apoiado pelo Bar e Restaurante Dona Maria Beach, Imobiliária casa63 e Equipe Gustavo Borges de esportes.

Nos siga nas redes sociais para acompanhar mais dicas de bem-estar e saúde na belíssima Orla de Palmas!

*Com informações de: https://blog.bikeregistrada.com.br/5-dicas-de-bike-para-iniciantes/

Últimos posts

Guia da Orla 2019

Garanta o seu Guia da Orla 2019 para curtir suas férias em grande estilo

Não se preocupe. Nós não enviamos spam

WhatsApp Eu a Orla

Mande um no WhatsApp (63) 99104-5568 e saiba tudo o que rola na Orla

ENVIAR MENSAGEM

Não se preocupe. Nós não enviamos spam