Palmas, TO e os desafios das mudanças climáticas


Com temperaturas que variam de 21 a 42 graus no decorrer do ano, será que ainda dá para ficar mais quente? Segundo os índices atuais, na falta de novos hábitos, o termômetro pode subir sim em alguns anos. Confira com o projeto Eu Curto a Orla – patrocinado pela Fama Empreendimentos Imobiliários, o que mudar JÁ para manter um clima agradável, principalmente na Orla de Palmas, TO.

A verdade é que o planeta, levado aos limites ecológicos, clama por mudanças de hábitos. E pode começar por você! Aí vão três tópicos com dicas especiais:

• MAIS VERDE: 

Vários fatores causaram o aumento da temperatura em Palmas. O primeiro deles ocorreu na implantação da cidade, quando a vegetação natural foi suprimida no início das obras. Durante a implantação dos loteamentos, o desmatamento continuou a avançar o que causou a redução expressiva da cobertura vegetal do solo, condição acentuada pela posterior impermeabilização com pavimentos de asfalto, que consequentemente provocou o aumento da temperatura.

O Plano de Arborização Urbana de Palmas (2016) identificou um déficit de aproximadamente 280 mil árvores em áreas públicas (vias e praças urbanas).

Então que tal aderir ao verde? Cultive plantas em sua residência e, se possível, participe de projetos de reflorestamento ou cultivo de plantas. A natureza – como um todo, envolvendo você e até a Orla – agradecem!

• RECICLAGEM É O PRIMEIRO PASSO

Como muitos pensam o plástico não impacta só os oceanos e a vida marinha. Sua produção, uso e eliminação contribuem para o efeito estufa. 

Ao certo 99% do que compõe o produto deriva de combustíveis fossei e, hoje, o setor do plástico é a segunda maior fonte industrial e a que mais cresce de gases do efeito estufa. Se a expansão da produção petroquímica e de plásticos prosseguir como atualmente se planeja, até 2050 o produto será responsável por 10% a 13% do "orçamento carbônico" total. 

De fato, nem todo o potencial de reciclagem pelo planeta é aproveitado, ou seja, recicláveis em sua boa parte vão parar no lixo. Por isto reciclar é primordial, mas não é finito. 

Na Orla e no seu dia a dia, você pode seguir dicas de como utilizar mais a sua ecobag, abolir os canudos ou ainda, tenha a sua disposição um squeezeConfira detalhes nesta matéria do Eu Curto a Orla:

• VEÍCULOS ALTERNATIVOS

Um cenário recorrente é, em uma única residência, pelo menos dois carros. Imaginou o tanto de CO² emitido na atmosfera? Há quem adapte seu estilo de vida para pedalar mais, ou quem alterne na rotina viagens utilizando transporte público, mas não sabemos se é do seu conhecimento, na Orla mesmo você não precisa se locomover e emitir uma única molécula de gás carbônico. Conhece o Bike Fama? Chega mais que, com este projeto da Fama Empreendimentos, o lazer está garantido com segurança, gratuidade e a visão de uma das melhores paisagens da capital. Confira aqui!

Curtir a Orla é não só desfrutar de paisagens, mas também saber preservá-las. Contamos com a sua participação para o futuro da mais nova capital do país.

Quer continuar acompanhando notícias da Orla de Palmas? É só não deixar de se inscrever na Newsletter do projeto Eu Curto a Orla e nos acompanhar em nossas redes sociais.

Material de apoio:

https://vermelho.org.br/2019/12/07/palmas-e-o-desafio-das-mudancas-climaticas-por-germana-pires/


Últimos posts

Guia da Orla 2019

Garanta o seu Guia da Orla 2019 para curtir suas férias em grande estilo

Não se preocupe. Nós não enviamos spam

WhatsApp Eu a Orla

Mande um no WhatsApp (63) 99104-5568 e saiba tudo o que rola na Orla

ENVIAR MENSAGEM

Não se preocupe. Nós não enviamos spam